terça-feira, 26 de julho de 2011

Jogos do dia-a-dia

TheRiddle["1884"] vs. Hamal ["2151"]




Neste jogo contra o turco Hamal  no site ChessCube, eu estava de brancas.
Estava com intuíto de começar com um Gambito do Rei ( saída que estou aperfeiçoando mais e mais a cada dia), mas meu adversário optou pela Defesa Francesa ao jogar 1.e6 seguido de 2.d5. Então tive que jogar contra a francesa, optando por 2.Cc3, seguido por 3.exd  exd5 4. d4  Nf6 5. Bg5, cravando o cavalo do rei negro.A ameaça do bispo ao cavalo no ínicio de jogo não teve tanta importância como cravada, servindo apenas para um desenvolvimento tático no centro. Esse problema é logo resolvido com a presença do Bispo em 5. ...Be7, abrindo espaço para o roque do rei negro.
E a partida continuou com 6. Nf3  O-O 7. Bd3  Bg4 tendo ele a vez de de cravar meu cavalo também, mas sendo logo combatido com 8. h3  Bh5 9. g4  Bg6. Segue o jogo com 10. Bxg6  fxg6 11. Qe2  Ne4 12. Bxe7  Qxe7 13. Nxe4  dxe4 14. Ne5  Nc6 15. Nxc6  bxc6 16. O-O-O  Rab8 17. Rhf1  Rfe8 18. f4  Kh8 19. f5  gxf5 20. Rxf5  Qb4 21. b3  Qa3+ 22. Kb1  a5 23. Rdf1  a4 24. Qf2  axb3 25. cxb3  e3 26. Qc2  Rbd8 27. Qd3  c5 28. d5  Rb8 29. Rh5  g6 30. Rf7  Kg8 31. Rhxh7  Rb6 32. Rfg7+  Kf8 33. Qf1+  Rf6 34. Qxf6#   1-0

Curiosidades sobre o xadrez




Aqui vão algumas curiosidades sobre essa arte maravilhosa...

  1. Cálculos matemáticos estabelecem que o rei, partindo da sua casa inicial (e1) e seguindo o caminho mais curto, ou seja, em 07 lances, pode atingir a oitava (8ª)casa (e8) de 393 modos diferentes.
  2. O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio.
  3. O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.
  4. O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade.
  5. O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.
  6. Segundo o presidente da FIDE (Fédération Internationale Des Échecs), existem atualmente cerca de 500 milhões de pessoas que jogam Xadrez
  7. A palavra "Xeque-mate" vêm da frase persa "Shah Mat", que significa "o rei está morto".
  8. Dois reis podem ocupar no tabuleiro 3612 posições diferentes. Dois reis e duas peças quaisquer podem forma, aproximadamente, 12.000.000 de posições diferentes. Dez peças: 34.254.125.120.000.000.
  9. Nomes italianos. Nos séculos XVI e XVII e Itália viveu um esplêndido período cultural. Nomes como os de Leonardo da Vinci, Galileu, Michelangelo, Maquiavel e Monteverdi são glórias italianas e da humanidade. Esse florescimento intelectual certamente explica a importância dos jogadores italianos de xadrez naquele período. Alguns dos mestres da época publicaram os primeiros tratados teóricos do xadrez, entre eles o famoso livro de Grecco. Ainda hoje, alguns termos do xadrez italianos são empregados por jogadores de todo o mundo e em todos os idiomas. Por exemplo, fianchetto (pequeno flanco), gambito (perninha), ataque Fegatello ("pequeno fígado", certamente o frágil ponto f7 das pretas), abertura Giuoco Piano ("jogo suave").
  10. Sexo e xadrez. Sexo é bom antes de uma partida importante? Sexo é bom, claro, mas será que, mesmo que você termine a performance ainda cedo e então consiga muitas horas de sono, não haveria um desgaste físico excessivo? Há quem diga que a diminuição dos hormônios também reduz a agressividade. Assim, os mais apressadinhos poderão até dizer que o jogador com mais, digamos, vontade, é tático, e os que têm menos, digamos, sede, tenderiam a ser posicionais. Mas há quem replique, alegando estudos freudianos que apontam os jogadores posicionais como masturbadores, ao passo que os táticos sofreriam de ejaculação precoce (não sei bem qual seria o equivalente feminino. Parece que as mulheres são melhores que os homens inclusive em relação a esses assuntos). Outros ainda poderão dizer que jogadores táticos apreciam o sado-masoquismo ao passo que jogadores posicionais preferem sexo oral / anal. Enfim, o assunto é polêmico. Com certeza, o leitor encontrará muitos jogadores que preferem xadrez a sexo.

Onde tudo começou.







O xadrez é um jogo de mesa de natureza recreativa e competitiva para dois jogadores. É praticado sobre um tabuleiro quadrado e dividido em 64 casas, alternadamente brancas e pretas. De um lado ficam as 16 peças brancas e de outro um mesmo número de peças pretas. Cada jogador tem direito a um lance por vez. O objetivo da partida é dar o xeque-mate no adversário.

É um jogo que requer raciocínio lógico e estratégia, não envolve o elemento sorte, com exceção do sorteio das cores no início do jogo.

O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.

A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa, na segunda metade do século XV, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas.

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios, clubes, escolas. As competições oficiais tiveram início no século XIX, sendo Wilhelm Steinitz, considerado o primeiro campeão mundial. Existe ainda a Olimpíada de Xadrez, o campeonato internacional por equipes realizado a cada dois anos. Desde o início do século XX, a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal, organizam eventos que reúnem os melhores enxadristas do mundo. O atual campeão do mundo  é o indiano Vishy Anand.

O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001.

Acredita-se que o xadrez tenha chegado ao Brasil no ano de 1500 pelos portugueses.
Por Patrícia Lopes Dantas